Educando com historias e exemplos
Educando com historias e exemplos
Blog Article
Você já ficou curioso como instruir valores e virtudes pode influenciar o conduta dos seus filhos e filhas e a dinâmica geral no ambiente da sua casa? Enquanto um mãe ou pai, essa preocupação frequentemente me intrigou. Meu nome é Laura, e eu casada com Lucas. Unidos, nós temos dois ótimos crianças: Bianca (sete anos de idade) e Vittorio (4 anos), a quem chamamos carinhosamente de Bibi e Bobby.
Há cerca de ano, notei que incutir virtudes como consideração, empatia e gratidão não somente auxilia os filhos a se comportarem melhor, além de tudo impacta positivamente nossa rotina em família. Introduzir esses conceitos em casa cria um ambiente mais harmonioso, promove laços positivos, e facilita que todos cresçam em união.
Por que Cultivar Valores e Virtudes no Seu Lar É Essencial?
As escolas atuam como base no aprendizado acadêmico, porém os valores e virtudes indispensáveis que configuram o caráter de um aluno são primordialmente ensinados no lar. Esses princípios são necessários para o futuro de nossos filhos e não podem ser desvalorizados.
Para contextualizar, enquanto escolas possam educar em ciências exatas, elas quase nunca enfatizar:
Respeito: Entender a importância de ouvir e valorizar os parentes.
Acesse nosso site: Desenvolvimento emocional
Empatia: A chance de estar no lugar de outra pessoa.
Honestidade: Ser verdadeiro, mesmo em momentos complicados.
Gratidão: Apreciar o que temos, não importa o quanto seja pequeno.
Perseverança: Continuar apesar das dificuldades.
Esses valores precisam ser cultivados no âmbito familiar. Ausente desse alicerce, as crianças podem crescer sem uma noção objetiva de qual comportamento adotar de maneira adequada em situações do dia a dia.
Eu conheci ambos, sentei-me no solo com eles e calmamente expliquei a necessidade de compartilhar e respeitar as coisas um do outro. Coletivamente, montamos um arranjo: se qualquer pessoa não estiver aplicando algum item, está ok para os demais pegarem emprestado. Essa pequeníssima lição teve um significativo impacto sobre sua forma de agir.
Abordagens realistas de ensinar valores e virtudes no lar
Seja a inspiração
Os pequenos membros absorvem mais observando seus responsáveis do que ouvindo suas instruções. Para passar a ideia de consideração, honestidade ou perseverança, é preciso incorporar essas virtudes como parte da sua forma de viver. Como exemplo, Lucas e eu priorizamos resolver desentendimentos respeitosamente, sem usar discussões desnecessárias. Isso demonstra às nossos filhos que até os conflitos podem ser resolvidos com calma e respeito.
Use contos para envolver e instruir
Narrativas são uma das melhores táticas de ensinar. Seguindo ler junto com um conto sobre honestidade, perguntei a Bibi e Bobby: “O que vocês escolheriam fazer se achassem uma carteira na rua?” Isso gerou uma abordagem empática e foi um jeito funcional de introduzir o entendimento de honestidade.
Fortaleça atitudes otimistas
Reconhecer e elogiar virtudes expostas pelos pelas crianças reforça tais ações. Quando Bobby compartilhou um dos brinquedos com um colega, eu imediatamente afirmei: “Você está sendo realmente generoso, Bobby!” Esse encorajamento os motiva a seguir exibindo comportamentos positivos.
Defina regras claras e valores
A Transformação na Nossa Casa
Imediatamente após meses usando essas técnicas, percebemos uma mudança incrível dentro da nossa vida em família. Bibi, que no passado era teimosa, tornou-se significativamente mais acolhedora e tolerante com Bobby. Por outro lado, Bobby iniciou a demonstrar ainda mais respeito e inclusive passou a pedir desculpas quando cometia deslizes.
O clima doméstico ficou mais leve e bem mais harmonioso. Lucas e minha pessoa também sentimos que éramos evoluindo como mentores, valorizando tolerância, empatia e colaboração.
O Papel Decisivo dos Pais na Formação de Valores
Os progenitores são os iniciais educadores de uma vida em crescimento. Embora as academias ofereçam importantes saberes formais, os valores e virtudes internalizados na rotina familiar moldam o caráter. Explore as oportunidades diárias para fortalecer essas aprendizagens.
Inúmeros de nós crescemos sem uma orientação estruturada sobre virtudes e valores. Nossos pais, normalmente, não carregavam o domínio prático ou os instrumentos para educar noções fundamentais, como respeito, honestidade, gratidão e ética de responsabilidade. Assim sendo, assumimos que essas habilidades floresceriam naturalmente pela experiência. No entanto, agora aceitamos que essa estratégia é imperfeita. Ensinar valores exige intencionalidade e dedicação consciente.
Acesse nosso site: Saiba como